segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Apple-A maçã mordida‏



Alan turing idealizou a máquina universal e influenciou toda a idéia de computador, é considerado o "Newton" da computação. Sua dramática história de vida acabou com o suícidio após a prisão sob acusação de "loucura e perversão sexual", ou seja, para a época, o mesmo que ser homossexual. O matemático foi obrigado a tomar hormônios femininos, entrou em profunda depressão e, devido à obsessão pelo filme "A branca de neve e os sete anões" , se matou mordendo uma maçã envenenada. O texto conta a verdadeira história do símbolo da Apple. Muitos creditaram a maçã mordida da Steve Jobs como homenagem a Turing, mas não é bem verdade. A biografia do escritor David Leavitt contesta, mas a imagem do primeiro símbolo (acima) supre qualquer dúvida.
Na última página do livro, Leavitt abre a hipótese de que o atual símbolo da Apple, a maçã mordida, é uma homenagem ao fatídico fim de Alan Turing e sua obsessão pela história de A branca de Neve e os Sete Anões. Nada mais que um boato virtual.
Os argumentos de Rob Janoff, designer contratado por Steve Jobs, derrubam essa tese. A referência no qual o criador se inspirou é o primeiro símbolo da marca, a imagem do físico Isaac Newton no instante em que percebe a lei da gravidade, ao pé da macieira, quando vê a fruta cair. Idealizada por Jobs e Robert Wayne, a antiga reprodução contrariava alguns princípios de uma boa logomarca: apresentava muitos detalhes e era de difícil percepção.
O logo atual, a maçã minimalista, além de carregar o momento ímpar para Newton, transmite a passagem bíblica de Adão e Eva, o fruto da árvore da sabedoria, a sedução provocada pelos produtos e a busca do homem por seus desejos. A mordida, portanto, é a aquisição do conhecimento. Hoje, a maça possui muitas versões, e mais recentemente tem privilegiado as em preto e branco. No final da década de 70, a original era uma sequência de cores também em homenagem ao famoso físico, que adorava trabalhar com prismas. A desordem do arco-íris representava a rebeldia de uma pequena empresa em ascensão contra as grandes da época.
Turing seria a inspiração caso não houvesse o primeiro logo. O suposto suicídio teatral ao estilo Disney World e seu lado homossexual são possibilidades de que ele seja parte da idéia da Apple, mas não a principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário