sexta-feira, 4 de outubro de 2013

“Opressão Espiritual"



O que DESEQUILIBRA O CORPO E MENTE?
Talvez a culpa, a raiva, ou o maldito superego.
Qualquer um está suscetível à opressão  Espiritual, inclusive os cristãos.
A solução de tratamento passa a ser o tratamento espiritual,cuidando principalmente do emocional,do espiritual e do físico.
Não se vence uma batalha espiritual apenas se revestindo com a armadura...
A palavra opressão no dicionário português significa: sobrecarregar com peso.
O pressão  espiritual seria igual a possessão demoníaca?.
Todos nós temos pontos fortes e pontos fracos,sendo assim, o inimigo das nossas mente são os mesmos de nossa almas, concentra-se tudo o que ele pode.
A missão do espiritismo é a confrontação com a opressão espiritual,é "Vencer o Adversário,é vencer a si mesmo".
Compreender e expressar nossas emoções é o primeiro passo para  "Vencer o inimigo de nós mesmo", prevenir enxaqueca, dor nas costas, alergias e outras doenças.
A cura está em entender as mensagens do corpo e olhar para dentro de você mesmo.
Isso que os orientais sabem há milênios só recentemente a medicina ocidental reconheceu: "os males que afetam o corpo também têm raízes nas emoções e no estado de espírito".
Nosso corpo é formado de matéria e energia.
As doenças se instalam quando o fluxo de energia está desequilibrado, e as causas são tanto externas quanto internas.
Portanto, não são apenas os vírus, os maus hábitos alimentares e o abuso de álcool e fumo que prejudicam a saúde mas também a tristeza, o desânimo e a raiva.
Para entender como os sentimentos negativos podem se transformar em algo tão pesado e até desencadear doenças, é possível compará-los à chuva.
A princípio, há apenas uma certa umidade no ar - que corresponde, no ser humano, a sentimentos que incomodam sem que se perceba.
A umidade começa a se condensar em nuvens leves - idéias, pensamentos e emoções já perceptíveis, mas ainda pouco consistentes.
As nuvens se adensam até se transformar em chuva (sentimentos negativos, como ressentimentos e tensões), que cai sobre o solo - nosso corpo.
Quanto mais forte a chuva, mais problemas ela é capaz de provocar.
"Antes da chuva"
O organismo dá sinais que evidenciam o problema antes que ele se manifeste,pois a doença vem de fora para dentro,passando por toda as camadas espiritual.
'Percebê-las nem sempre é fácil, pois exige olhar para dentro de si.
Muitas vezes, basta notar as pequenas contrariedades do dia-a-dia para descobrir o que não vai bem.
'Se alguém apressado bate o joelho em uma cadeira e não pára para pensar por que vive distraído a ponto de não ver onde pisa, vai se machucar o tempo todo'.
'Se não damos atenção à dor de cabeça, ao cansaço, à irritação permanente, o problema vai sempre seguindo adiante até que, a certa altura, o corpo trava'.
O estado emocional fragilizado pode até abrir espaço para ataques de agentes externos, como vírus e bactérias.
Vejamos o exemplo da tuberculose,(se é que ela é exemplo de alguma coisa):
'Atualmente, apesar dos antibióticos e das vacinas, a doença, que estava controlada, volta a crescer, exatamente quando vivemos uma época de desemprego, fome e guerras.
A tristeza enfraquece o pulmão, e um órgão fraco não consegue se defender'.
"Chave da cura"

Seja qual for o problema, ele geralmente exige um mergulho em nossa sombra, no lado escuro, que nos recusamos a encarar.
Se o mal-estar tem uma causa interna e profunda, o restabelecimento só virá quando a questão for resolvida.
'Não existe cura se não tentarmos identificar dentro de nós o que está errado e decidir eliminar o problema, a verdadeira causa'.
'Ficar doente é uma oportunidade de conhecer e encontrar nossa própria capacidade de cura,é passar a pensar em Deus,já que quando estava com saúde, não pesávamos Nele;e assim,conseguiremos eliminar o mal pela raiz, em nossa mente espiritual'.
Saiba como funcionam as relações entre as partes do corpo, os sentimentos e as doenças mais comuns, segundo as doenças psicossomáticas:
PELE:
O maior órgão do corpo serve como barreira aos agentes externos.
Além de delimitar nosso corpo, é por meio dela que fazemos contato e recebemos carinho.
Problemas cutâneos são sinais de dificuldade em nos comunicar.
Em estabelecer e respeitar limites e se relacionar bem com as pessoas.
Muitas vezes estes problemas são eliminados com uma pequena mudança de atitude nossa, afinal a comunicação é muito importante e precisamos aprender a nos comunicar, cedo ou tarde.
Se necessário, é indicado buscar terapia para começar a se soltar e aprender a comunicar seus sentimentos.
COLUNA:
Todo peso do corpo e por extensão do mundo é sustentado pela coluna.
Se você acredita que agüenta um fardo extra, vive reclamando, de cara fechada e acha que carrega uma responsabilidade que não deveria ser sua, ou tem conflito com seus pais ou superiores, não suporta receber ordens ou críticas, é a coluna que sofre.
Quando nossas crenças são abaladas, esse sistema de sustentação do corpo enfraquece.
Quem anda com as costas curvadas e o rosto voltado para o chão, mostra desgosto em viver e sentimento de inferioridade.
Para melhorar, é necessário encarar a vida de frente e olhar para cima, o primeiro passo é endireitar a coluna e parar de reclamar dos  problemas (fardos), eles são bem menores do que a pessoa pensa, pois ela se compara incorretamente.
ARTICULAÇÕES:
Movimentos difíceis e dolorosos sinalizam dificuldade de seguir em frente em algum ponto da vida, ou ainda que o corpo pede descanso.
Dores nas articulações são frutos de rigidez de pensamento, mente crítica demais, reclama de tudo, está sempre infeliz, há bloqueio de manifestações, de choro ou raiva por exemplo, e da negação de lidar com assuntos antigos, mas que causam muito incômodo.
Talvez com o auxílio de um terapeuta a pessoa devesse entrar em contato com estes conteúdos antigos para se libertar deles e da culpa.
Quem acorda travado sem condição de levantar da cama, pode estar exigindo demais do corpo que acaba providenciando o repouso forçado.
ESTÔMAGO:
Quem se preocupa de forma exagerada ou por antecipação e rumina ressentimentos está propenso a problemas nesse órgão, que recebe e processa as impressões vindas do exterior assim como faz com os alimentos.
Esta pessoa geralmente é pessimista e se diz realista, acha que tudo vai dar errado, se preocupa em antecipação e acha que ficará sem dinheiro, sozinho, doente, etc.
Uma das doenças mais comuns em executivos é a úlcera.
Eles costumam ser obrigados a aceitar uma contrariedade atrás da outra no dia-a-dia, mas na verdade eles não aceitam, apenas engolem, fingem que aceitam, mas se remoem por dentro e ficam ruminando.
É preciso viver mais tranquilamente, a maior parte das preocupações de uma pessoa assim, jamais ocorrerá, a vida tem que ser curtida com menos preocupações, senão o prazer vai embora.
O Plexo solar,representado pelo estômago em forma de chakra,sofre verdadeiro bombardiamentos,onde ficam concentrada as emoções,sendo a entrada de espíritos obsessores.

SISTEMA IMUNOLÓGICO:
Quando as defesas do corpo estão debilitadas, uma manifestação comum é a alergia.
O organismo confunde uma partícula inofensiva, pólen por exemplo como um agente perigoso, como um vírus ou uma bactéria, e ataca causando sintomas como espirros e coceira.
Isso reflete uma grande agressividade inconsciente, (reprimida) de alguém que luta contra tudo sem saber diferenciar o nocivo do inócuo, se sente vítima das situações e acaba paralisando.
Nestes casos é necessário fazer uma academia, ou artes marciais, algo que libere esta agressividade interna para que a pessoa passe a viver mais leve e fortaleça o seu sistema imunológico.
PULMÕES:
O ar entra nos pulmões e trás com ele o que é exterior ao corpo.
Quem tem dificuldade em assimilar o que vem de fora e age como se tudo que acontece de errado fosse culpa dos outros, sente que sua vida foi destruída pelos outros, não consegue olhar para si e se perceber como parte do problema, pode apresentar problemas como pneumonia, tuberculose e asma, solidão , melancolia, tristeza e dificuldade de perdoar, agem negativamente sobre o pulmão, pois significam falta de intercâmbio e comunicação com o mundo exterior.
Estas pessoas sofrem e se fecham, o invés de aprender a buscar ajuda.
Precisam aprender a se comunicar e a entender seus sentimentos e parar de culpar o mundo inteiro por seus problemas.
INTESTINO:
Não é a toa que se diz que gente mal-humorada é enfezada.
Intestino preso é sinal de raiva acumulada,de muita perda e que agora não quer perder mais nada,tem com isso uma mente super crítica com os outros, tensão e falta de flexibilidade para deixar as coisas fluírem por medo, timidez, ou uma enorme dificuldade de perdoar.
Já a diarréia, mostra a falta de capacidade de absorver informações e elaborá-las.
Quem rejeita tudo o que se apresenta e não consegue assimilar novas experiências está sujeito a intestino solto.
CABEÇA:
É o sistema central do organismo, por onde passam emoções, pensamentos e impulsos nervosos, por isso uma dor de cabeça pode refletir algo que esteja acontecendo em qualquer parte do corpo.
Enxaquecas estão associadas a dificuldade de tomar uma decisão ou aceitar algo que incomoda.
Quem pensa demais e não quer fazer algo, muitas vezes usa a dor de cabeça como desculpa.
ÓRGÃOS MASC. & FEM.:
Qualquer sintoma nesta região (útero, ovário, seios, próstata, pênis, testículos...) ressalta um grande problema em relação ao sexo oposto, principalmente mágoa, crítica, falta de perdão, de compreensão e de amor para com o sexo oposto.
Câncer é sempre um sintoma de mágoa acumulada por muito tempo. Nos casos de tumor nestas regiões:
Próstata geralmente é dúvida sobre a sua sexualidade.
É preciso aprender a lidar com os sentimentos, se comunicar com o sexo oposto e perdoar.
Muitas vezes a pessoa nem percebe o tamanho da mágoa que carrega, pois a reprimiu.
Deixar o passado e assumir uma nova atitude em relação ao futuro.
A pessoa precisa parar de se sentir um sofredor perante o outro.
O problema pode ter se iniciado na infância (a filha com problemas com seu pai, ou o filho com a sua mãe) e ter se carregado para o relacionamento adulto com o companheiro (marido ou esposa).
Em todos os casos, quando a pessoa aprende a amar e a aceitar o outro, com uma mente menos crítica, sem culpar os outros pelos seus problemas, as doenças nestes órgãos acabam se recuperando naturalmente.
É necessário duas pessoas para que um casamento fracasse e duas para que funcione, seja qual for a situação, ambos devem avaliar a sua parcela, perdoar e seguir em frente com ânimo e determinação.
Em muitos casos, sugere-se a terapia;aqui estou eu!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário