segunda-feira, 26 de agosto de 2013

"Radiestesia e a filosofia Oculta"‏

Radiestesia é uma Ciência muito antiga, que se baseia na capacidade natural que as pessoas possuem para perceber, sentir, detectar e quantificar com instrumentos, ou sem eles, as energias geradas e irradiadas pelos seres vivos, pelos objetos e pela Terra.
Um Radiestesista atua com a sua sensibilidade e conhecimento para captar informações das energias das pessoas e saber se estas são as responsáveis pelas doenças, limitações e desarmonias ou desequilibrios, que afetam a vida dos seres e do ambiente, onde estes estão inseridos.
Todas as pessoas têm essa sensibilidade, podendo ser classificadas da seguinte maneira:
Algumas raras pessoas possuem um alto grau de sensibilidade para captar informações corretas das irradiações de energia, com ajuda ou não, de instrumentos: são os Radiestesistas natos.
Algumas pessoas com uma maior sensibilidade, podem desenvolver a capacidade de perceber e captar as irradiações e as suas influências.
As outras pessoas, mesmo sentindo bem estar ou mal estar provenientes das irradiações, não conseguem desenvolver a sensibilidade da percepção para formular diagnósticos destas energias.
A Radiestesia,pode se dizer que é uma  filosofia Oculta,"clandestina", escondida,foi secreta",testada e pesquisada por padres em porões de igrejas, é "o conhecimento do oculto".
A Radiestesia, refere-se ao "conhecimento da paranormalidade", em oposição ao "conhecimento do mensurável", geralmente referido como ciência.
O termo é por vezes entendido como conhecimento do que "destina-se apenas à certas pessoas" ou que "deve ser mantido escondido", mas para a maioria dos praticantes da Radiestesia, é simplesmente o estudo de uma realidade espiritual mais profunda que se estende além da razão pura e das ciências físicas.
Tem o seu lado "exotéricos",(aberto à todos),não "esotérico",(fechado), têm significados muito semelhantes, e os três termos são intercambiáveis.
A Radiestesia, também descreve um número de organizações "mágicas" ou ordens, os ensinamentos e práticas ministrada por ela, e em grande parte da literatura atual e histórica e a filosofia espiritual relacionada a este assunto.
A Radiestesia, está relacionado aos fenômenos sobrenaturais,para quem não tem conhecimento ou não a pratica.
A Radiestesia, é um conjunto vasto, um corpo de doutrinas proveniente de uma tradição primordial que se encontraria na origem de todas as religiões e de todas as filosofias, mesmo as que, aparentemente, dela parecem afastar-se ou contradizê-la.
O  Radiestesista, aqui retratado seria um completo e arquetípico, composto não apenas de corpo, mas também de emoção, razão e alma (como divide a cabala).
Segundo algumas tradições monoteístas e ocultistas, as religiões do mundo teriam sido inspiradas por uma única fonte sobrenatural da Radiestesia, portanto, ao estudar essa fonte chegar-se-ía à conclusão que o  Radiestesista é um indivíduo com uma sensibilidade psíquica bem sutil e apurada de poder,captando ondas eletromagnéticas que emanam dos seres vivos e de vários reinos da natureza.
Muitas vezes um  Radiestesista, é referenciado como um mago. Alguns acreditam que estes Radiestesistas, já conheciam a maior parte das descobertas da ciência contemporânea e até além delas, tornando estas descobertas meros achados.
Nas ciências ocultas, a palavra oculto refere-se a um "conhecimento não revelado" ou "conhecimento secreto", em oposição ao "conhecimento ortodoxo" ou que é associado à ciência convencional.
Para o Radiestesista, que segue se aprofundando seus estudos pessoais de filosofia ocultista, o conhecimento oculto é algo comum e compreensível em seus gráficos, símbolos, significados e significantes.
Este mesmo conhecimento já revelado ou "oculto" é assim designado, por estar em desuso ou permanecer nas raízes das culturas.
Originalmente no século XIX era "secreta",oculta, usada,não usada por ter sido uma pratica de bruxaria que teria se mantido oculta à perseguição da Igreja, e da sociedade e por isso mesmo não pode ser percebida pela maioria das pessoas e o preconceito persegue até hoje.
Mesmo que muitos dos gráficos da Radiestesia,estejam sendo utilizados normalmente e façam parte da linguagem verbal ou escrita, permanecem assim,de forma "oculta" o seu significado e seu verdadeiro sentido e trabalho,porque não é qualquer um que consegue "ler",entender e "descodificar,também é verdade que o desconhecido causa mêdo.
Desta maneira, tudo aquilo que se chama de "ocultismo" seria uma sabedoria intocada, que poucas pessoas chegam a tomar conhecimento, pois está além da visão objetiva da maioria, ou de seu interesse.
A Radiestesia, sempre foi concebida desde o início, como um saber acessível apenas a pessoas iniciadas (ou seja, para aquelas que passaram por uma "iniciação"; uma inserção num grupo separado do comum e do popular; ou mesmo uma espécie de "batismo", onde as pessoas seriam escolhidas, então guiadas e orientadas a iniciar numa nova forma de compreender e pensar o que já se conhece, transcendendo-a).
A percepção da Radiestesia, consiste, não em acessar fatos concretos e mensuráveis, mas trabalhar com a mente e o espírito. Refere-se ao treinamento mental, psicológico e espiritual que permite o despertar de faculdades ocultas,em suma,passa a ser uma filosofia de vida.
Para aqueles que a consideram uma heresia,saibam que Moisés, por exemplo,  quando fez verter a água da pedra, usou um bastão que se inclinou para baixo para indicar a presença de um veio de água (texto da Bíblia).
Livros e gravuras antigos sobre a Idade Media mostram os mineiros a utilizar "varinhas mágicas" para descobrir a presença de veios de água e de jazidas de minérios,mas isso é outra postagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário