quinta-feira, 5 de outubro de 2017

"Mãe Tóxica"

Mães tóxicas são controladoras. Ter uma mães "tóxica" é um grave problema de relacionamento... são aquelas que competem com suas filhas, invejam a juventude delas e se revelam agressivas.
Será uma síndrome de "Peter Pan" ou um problema espiritual?
Mães tóxicas são narcisistas.
A palavra narcisismo deriva de Narciso, jovem que segundo a mitologia grega, se enamorou da própria imagem ao ver-se refletido num lago. Ao tentar abraçar a si mesmo caiu nesse lago, afogando-se.
Esse distúrbio pode atravessar uma fase de vida da criança "ante a imagem no espelho". Se permanecer, já na fase adulta, demonstra insegurança e incapacidade em amar alguém. Com frequência, os narcisistas têm preferência pela masturbação, em vez da prática sexual normal.
Devido ao fato do transtorno de personalidade,uma mãe tóxica é um ser incurável e narcisistas nunca admitem ter qualquer tipo de problema.
Uma mãe tóxica raramente é diagnosticada, abordada de maneira responsável e com a ajuda de um profissional especializado. Portanto, quem se encontra envolvido diretamente com um/uma mãe tóxica, como os filhos, filhas e parceiros amorosos, por exemplo, possui como única alternativa: "cortar o contato definitivamente com a fonte de sua angústia".
Se você está considerando esta possibilidade, mas não sabe o que esperar quando se corta contato com uma mãe tóxica, é válido se preparar psicológica e emocionalmente para este grande feito,(mães tóxicas não gostam de ser rejeitadas, muito menos esquecidas).
Na síndrome de "Peter Pan" ;uma das características mais marcantes de uma mãe tóxica é não se desenvolver com o tempo. Embora seja considerada adulta o suficiente para ser mãe, exibe as mesmas crenças rígidas, incongruência emocional e comportamentos disfuncionais de quando adolescente. A imaturidade emocional e a falta de responsabilidade não são apenas características de um tipo de narcisismo,mas como também de um “transtorno mental” chamado “síndrome de Peter Pan”.
Na visão espírita, que saia de seu mundo infantil. Uma pessoa tóxica acha que nada no mundo é melhor que ele. No fundo, acha que se não está nessa ou naquela circunstância de sucesso, é porque não quis ou não teve oportunidade. Assim, cria pretextos para o sucesso alheio, sempre retirando o mérito de quem está no ápice do êxito, ao passo que se desculpa por não estar em nível maior de excelência, com tudo tipo de racionalização que esteja ao alcance de sua capacidade intelectual. É, por isso mesmo, no esforço de adaptar o universo inteiro a seus caprichos primários, uma semi-louca, embora normalmente pacífica: desde que não se toquem em suas feridas.
Ser uma mãe tóxica é uma forma de "fuga" para o interior de si mesmo para revelar que em vidas anteriores, tais pessoas teriam abusado de sua jovialidade, de sua saúde, de sua bela aparência.Renascendo agora sem o aparente brilho de então, seu comportamento transparece insegurança, pois não conseguem sair do refúgio íntimo, que são as recordações inconscientes do passado.
Há algo que se possa fazer por elas?
Infelizmente, quase nada. Terão que sofrer amargas penas, até que reduzam sua arrogância a cinzas. O tempo se encarrega de, lenta e dolorosamente, mostrar-lhes como não são o que pensam ser: normalmente da pior forma, porque a Vida usa métodos de aprendizagem, na medida da dureza do coração de alguém, e o orgulhoso é um dos tipos de almas mais empedernidas que existem. Como não percebem os diversos indícios que são óbvios para a maioria das pessoas, de que não são tão maravilhosos, terão que notar isso de forma dramática ou mesmo traumática, para que lhes fique inequívoco o engano e não haja nenhum espaço para os mecanismos de defesa desculpistas e racionalizadores do ego.
Prudente seria que relembrassem São Francisco: "É amando que se é amado...".
Leia mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário