terça-feira, 7 de janeiro de 2014

"Radiestesia e o fenômeno de transfiguração"



Radiestesia descreve momento de personalidade da alma não como fenômeno que consiste na mudança facial no aspecto de uma pessoa,mas sim no fato da nova realidade do espírito de estar bem ou mal na espiritualidade e que "se faz presente" neste fenômeno.
É uma forma que o espírito tem de pedir ajuda ou de dizer que algo na nova vida dele não está correto.
Se estiver bem do lado de lá,"aparecerá" em momento oportuno,seja em sonho, numa sessão de desobsessão ou simplesmente numa breve aparição com uma boa aparência.
 Se de outra forma se apresentar o oposto,mal,mais feio,velho e até deformado, provavelmente deve estar vivendo em regiões sombrias,em desacordo com a vida espiritual.
A transfiguração, como a entendeis, não é senão uma modificação da aparência, uma mudança, uma alteração nos traços que pode ser produzida pela ação do próprio Espírito sobre seu envoltório, ou por uma influência exterior.
O corpo nunca muda, mas, em conseqüência de uma contração nervosa, ele submete-se a aparências diversas.
Uma vez que, no fenômeno da transfiguração na Radiestesia , o olhar do observador Radiestesista pode ver uma imagem real.
Fenômenos, considerados como assustadores, obedecem a leis naturais.
Transfiguração é o processo que enseja a transformação ou metamorfose do indivíduo, com alteração da figura, das feições e da forma, acarretando-lhe mudança na maneira de proceder, de pensar, de manifestar, de sentir.
É um fenômeno no sentido lato da expressão e como tal se relaciona entre a variedade de fenômenos definidos como manifestações visuais.
Não é algo nada comum, e ainda que não o seja, pode-se explicá-lo com razoável nível de entendimento se os argumentos se fundamentarem na ordem dos fenômenos naturais.
Sob entendimento espírita, os fenômenos transfigurativos são todos aqueles que proporcionam à constituição física razoável ou marcante alteração mediante compulsão espiritual.
Tais fenômenos se caracterizam como: a) - mediúnico; b) - anímico.
-Mediúnico: quando, sob influência extracorpórea - do exterior do indivíduo para o seu interior e deste para o corpo físico.
Isto ocorre nas situações em que o Espírito parece "dominar" o medianeiro, sobrepondo-se ao corpo espiritual deste ou, então, quase como num processo de hipnose, quando o Radiestesista  assume a forma ou contornos acentuados do manifestante.
Das faculdades medianímicas, a que melhor se presta ao fenômeno é a de psicofonia.
-Anímico: quando se projeta do interior do transfigurado, envolvendo-o por completo, operando sensíveis ou completa modificação de seus caracteres físicos, às vezes transluzindo-os.
Abstração feita à transfiguração anímica, a transfiguração pode se relacionar em dois grupos: 1) - Transmutação; 2) - Personação
-Transmutação - se denomina por transmutação o fenômeno em que se opera a metamorfose do homem em animal.
Evidente que estes casos são aparentes e se dão tanto por força da própria vontade como também em consequência de impressionantes subjugações de espíritos inferiores.
-Personação - se denomina por personação a transformação fisionômica ou corporal do Radiestesista  que passa a apresentar-se, na aparência e maneira de ser, como outra pessoa.
No campo da Radiestesia um fenômenos transfigurativos se deu em certo momento,num trabalho de terapia cuja a aparência da pessoa "refletiu" ao do desencarnado; o fenômeno era completo que se acreditava ser a própria pessoa, pois a semelhança não se restringia só à fisionomia, como também operava modificações no olhar, na voz e na linguagem.
Várias vezes a pessoa tomou a aparência de um "irmão" espiritual, morto alguns anos; tinha-lhe não apenas a figura, mas o talhe e o volume do corpo.
Um colega, testemunha por diversas vezes desses efeitos, desejoso de tirar dúvidas, pesou a pessoa no seu estado normal, depois quando transfigurada,pesada, mais velha que fora mais forte e maior que ela.
O colega constatou que no estado de transfiguração o peso da pessoa era quase o dobro.
Impossível, após isso, tentar atribuir a esse fato uma ilusão de ótica.
Durante um tempo este fenômeno foi tido como milagre.
Já no que diz respeito à personação, os que são habituais às sessões de Radiestesia , sem que tenham se apercebido, várias vezes se defrontam com tal fenômeno, pois ele transforma - ou transfigura
Não há por que julgar o fenômeno da transfiguração pela Radiestesia  num atributo espiritual ou uma meta a ser conquistada, mesmo porque os mais complexos casos de transfiguração são encontrados nos processos obsessivos profundos e de longo curso, quando a vontade dos obssidiados encontra-se subjugada por Espíritos entenebrecidos.
Entrementes, há que se considerar outro ângulo, porque em termos de Doutrina Espírita não existem pontos irretocáveis: se a transfiguração não se caracteriza como uma faculdade de elevada projeção, não certifica e não subscreve uma atividade mediúnica subdesenvolvida ou mal envolvida.
A transfiguração por efeito da Radiestesia é uma ocorrência natural que guarda razões de sobra para produzir-se e mesmo a mudança no timbre de voz da pessoa que em uma comunicação deve ser considerado como fato normal.
Reportando-me à personação, cabe esclarecer tratar-se da mudança de um elemento para outro.
Com relação à transmutação ou licantropia, sob parâmetros psicológicos, é um processo de monomania doença mental.
Sob conceituação e classificação espiritual, a personação é o processo em que o Radiestesista em determinado momento assume, sob efeito de um agente exterior, detalhes que lhe são estranhos, e a transmutação ou licantropia, é a desarmonização e desequilíbrio do Espírito que, sob ação de sua vontade ou de terceiros, toma aparência diferente de acordo com o seu posicionamento evolucional, indo desde o animal rastejante até uma flama divina.
Ainda com relação à licantropia, alguns não a consideram uma transfiguração Radiestésica genuína, alegando que ao assumir determinada aparência a pessoa está sob processo de sugestão anímica, ou seja, ela própria cria condições para tal e assim condicionado sofre as consequências de sua própria imposição. Geralmente, nestas situações, a atitude mental que comanda a ação e o remorso que martiriza o autor são poderosos agentes transfigurativos .
Outros, no entanto, defendem opinião de que este fenômeno é essencialmente mediúnico, trazendo-nos à consideração de que todos estes casos se dão em virtude de impressionantes subjugações de espíritos inferiores.
Fico com as duas correntes e as aceito conforme me  apresenta cada caso, pois no meu entendimento, tanto é anímica (do individuo) como mediúnica (que se serve do indivíduo) são fatos que podem ocorrer numa simples tratamento de Radiestesia. Aceito, igualmente, que a licantropia se qualifica não apenas na transmutação do homem para o animal, como também se opera em formas sublimes.
Quanto à Transfiguração, propriamente dita, sob comando anímico inúmeros místicos tomaram suas faces resplandecentes, abrange desde simples contração muscular, que dá à fisionomia uma outra expressão até o ponto de tomar a pessoa quase irreconhecível na sua aparência real.
A transformação não causa nenhum prejuízo ao Radiestesista, porque o nosso corpo é o veículo de nossa regeneração; a estrada é longa, não tardemos no caminho.
Agora homem que sou, pelo foro Divino, vivo de corpo e alma a forjar meu destino, que me leve a transpor o clarão das estrelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário