terça-feira, 25 de novembro de 2014

"Depre‏ pra que?"


As pessoas são depressivas e ansiosas devidos às suas crenças negativas limitantes e destruidoras.
O que limita a vida de cada uma dessas pessoas são as suas crenças. As coisas nas quais elas acreditam é que determinam cada atitude destruidora.    
Cada sentimento e comportamento que a gente tem é definido por nossas crenças e por nossos esquemas internos.
Esta é a reposta. As pessoas são depressivas e ansiosas devidos às suas crenças limitantes e destruidoras. 
Tudo o que as pessoas fazem são motivadas por suas crenças.
Outras crenças entraram na sua cabeça em um momento da sua vida que você estava vulnerável, então você não raciocinava direito naquele momento e se tornou vulnerável a idéias erradas. 
As pessoas ficam vulneráveis quando acontecem coisas muito fortes, quando alguém importante morre, quando você foi pela primeira vez para a escola, quando vai pro 1º baile, etc. 
As crianças tendem a acreditar piamente nas pessoas que cuidam delas, os pais, professores, tios. 
O que essas pessoas dizem acaba sendo “lei”. Acredita-se sem questionar. 
Mas pais e professor não são os donos da verdade e as crianças acabam aprendendo muita coisa prejudicial. Coisas estas que devem ser questionadas assim que tiver maturidade.
Sabemos que as emoções são fenômenos cognitivos, ou seja são produtos do seu pensamento. 
Você é e você se sente conforme o que você pensa. 
E saber disso é ótimo porque esse é o caminho para se modificar os sentimentos ruins. 
Ninguém quer sofrer de depressão. 
Quando a pessoa não procura ajuda é porque não acredita que há uma forma de mudar esse sentimento tão horrível, mas tem sim, o caminho é trabalhar seus pensamentos disfuncionais. 
Na psicoterapia trabalhamos as cognições, ou seja os seus pensamentos e as suas representações mentais. 
As crenças que você introjetou e que aceitou como verdadeiras desde a infância são crenças que devem ser   reavaliadas hoje, sem falta, senão você fica presa num passado que não faz mais sentido.
Quando alguém está com um sentimento ruim, com   depressão , angustia, duvidas, sentimentos de rejeição, tudo isso vem de pensamentos disfuncionais, negativos, e muitas vezes esses pensamentos negativos são falsos, as pessoas acreditam em mentiras, mentiras que elas contaram para elas mesmas, e sofrem com o resultado dessas mentiras.
Um outro exemplo de crenças que as pessoas tem são do tipo “eu não me encaixo, sempre me sinto excluído”, ou outro tipo de pensamento bem comum “se eu desaparecer amanhã, ninguém vai notar”. 
Essas são as crenças de   isolamento social . 
Esse tipo de crença é comum em pessoas que perceberam que suas famílias eram de alguma forma diferente das demais, ou alguém tinha uma doença, ou eram de outra cultura. 
Quando se introjeta esse tipo de crença a pessoa cresce com a sensação de que não se encaixa mesmo, a pessoa se sente um “ET” na multidão.
As crenças de   vulnerabilidade   são outro tipo de crença que as pessoas costumam carregar para o resto da vida e se não tratar pode atrapalhar demais. 
Quando a pessoa tem esse esquema de vulnerabilidade passa a ter pensamentos de que pode um dia virar um sem teto, pode virar um mendigo, a pessoa tem medo de ser atacada, medo de que coisas muito ruins possam acontecer com ela. 
Normalmente esse tipo de crença acaba virando síndrome do pânico onde a pessoa fica mesmo com a sensação de que está tendo um ataque cardíaco, de que vai morrer por falta de ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário