segunda-feira, 10 de junho de 2013

"Eu mudei de mim,estou num novo endereço de mim e surgiu um novo homem em mim"


A Reforma Íntima é um processo contínuo de autoconhecimento,de conhecimento de nossa intimidade espiritual,modelando-nos progressivamente na vivência do evangelho segundo o espiritismo,em todos os sentidos da nossa existência.
É a transformação do homem velho,carregado de tendências e erros seculares,no homem novo,atuante na implantação dos ensinamentos do Divino Mestre,dentro e fora de si.
Porque é o meio de nos libertarmos das imperfeições e de fazermos objetivamente o trabalho de burilamento dentro de nós,conduzindo-nos compativelmente com as aspirações que nos levam ao aprimoramento do nosso espirito.
Para transformar o homem e a partir dele,toda a humanidade,ainda tão distante das vivências evangélicas.
Urge enfileirarmo-nos ao lado dos batalhadores das últimas horas,pelos nossos testemunhos,respondendo aos apelos do Plano Espiritual e intregando-nos na preparação.
O momento é agora e já;não há mais o que esperar.
O tempo passa e todos os minutos são preciosos para a conquistas que precisamos fazer no nosso íntimo.
Ao decidirmos iniciar o trabalho de melhorar a nós mesmos,um dos meios mais efetivos é o ingresso numa escola de Aprendizes do Evangelho,cujo o objetivo central é exatamente esse.
Com a orientação dos dirigentes,num regime disciplinar,apoiados pelo própio grupo e pela cobertura do Plano Espiritual,conseguimos vencer as naturais dificuldades de tão nobre empreendimento,e transpormos as nossas barreiras.
Daí em diante o trabalho continua de modo progressivo,porém com mais entusiasmo e maior disposição.
Mas,também,até sozinhos podemos fazer nossa Reforma Íntima,desde que nos empenhemos com afinco e denodo,vivendo coerentemente com os ensinamentos de Jesus
Bases para nossa Reforma Íntima
A maior dificuldade para se fazer a tão falada Reforma Íntima é justamente saber o que devemos nos reformar – o que está de errado em nós? A partir daí então, devemos passar para outra grande dificuldade que é praticar a Reforma em nossa personalidade, em nosso modo de agir e até mesmo no pensar.
Porém essa semana em uma vídeo-palestra de Raul Teixeira pela Federação Espírita do Paraná consegui um roteiro para nossa reforma íntima:
1) Falar sempre de forma INATACÁVEL;
2) Não tomar nada como pessoal;
3) Não fazer suposições ;
4) Fazer o melhor que pudermos com o máximo de nós.
Parece simples, mas não é:
Quantas vezes não comentamos sobre alguém, atacando aquela pessoa com suas más características, más tendências ou condutas; quantas vezes não agredimos diretamente o próximo, geralmente um familiar ou companheiro?
Quantas vezes recebemos críticas que poderiam ser usadas para o nosso melhoramento e levamos para o lado pessoal ficando ainda magoado com aquela pessoa.
Quantas vezes criamos suposições a respeito das pessoas e quando verificamos é algo totalmente diferente.
Quantas vezes deixamos a preguiça adiar projetos, ou entramos em atividades sem a dedicação merecida resultando fracassos profissionais e pessoais!
Independente de crença somos convidados para nossa evolução diariamente em nossas relações na família e no trabalho. Exerçamos nossas vivências diárias para benefício próprio, não atacando ninguém de forma verbal, não tomando nada como pessoal, sem fazer suposições, fazendo sempre o melhor que pudermos sem ultrapassar nossos limites.
“Ante as dificuldades do cotidiano, exerçamos a paciência, não apenas em auxílio aos outros, mas igualmente a favor de nós mesmos.”



Apontamentos:
  • Reforma Íntima – Ato de busca da elevação moral do indivíduo promovido pelo próprio ser.
  • Orgulho – Defeito muito grave de difícil auto-detecção. Geralmente ocorre quando somos intolerantes e não aceitamos nenhuma crítica ou quando revidamos uma agressão para não ouvir comentário do tipo “o que os outros irão pensar se eu não revidar”, por exemplo.
  • Egoísmo – O Maior dos defeitos. Deriva-se dele a maioria dos outros defeitos da humanidade. Dificulta muito a nossa posição mental de estarmos “no lugar do próximo” para diante de nossas ações verificar se agimos corretamente, dentre outras.
  • Religiões – A maior virtude de uma Religião seria promover o melhoramento individual de cada seguidor, fazendo cada um levantar a sua espada contra seus próprios defeitos.
Reforma íntima
R iqueza de atitudes boas
E studo sobre si e o próprio caráter
F erramentas de luz e amor em cada gesto
O ração e vigilância constantes
R esistência ás tentações
M entalização do belo e do que é bom e positivo
A mor a si mesmo
I ntimidade em resguardo das sombras
N ecessária compreensão do que significa o próximo
T rabalho de renovação de valores
I nteriorização do bem em substituição ao mal
M ovimento seguro na direção da luz
A mor, agora, ao próximo

            As terapias espíritas são o passe, a água magnetizada, o esclarecimento nas exposições públicas e nos grupos de estudo, a desobsessão (sem a presença do paciente), o atendimento fraterno e a oração. Quando se busca consolo para os problemas da vida, o Espiritismo atende a esse quesito, pois a informação e o esclarecimento também fazem parte da essência da Doutrina 
O restabelecimento da saúde deve ser buscado na medicina, bem como pela elevação do padrão vibratório dos pensamentos e na mudança de atitudes frente à vida. Na renovação interior, o indivíduo se predispõe a ser auxiliado pela espiritualidade superior. No passe, na ação no bem, na prática da caridade, as energias perniciosas que prejudicam o organismo poderão ser neutralizadas, havendo então o retorno ao equilíbrio e, consequentemente, a cura física.
A recuperação do corpo só ocorre quando existe o reequilíbrio do espírito. É nas imperfeições desse que se encontram as causas das doenças. Assim, a fé, abalizada por obras no bem, a confiança na justiça divina e na espiri tualidade superior são os recursos que todos podemos conquistar, com esforço, na busca da felicidade.
Não creiamos em “milagres”, pois isso seria a derrocada das leis naturais. Esforcemo-nos, busquemos auxílio, pratiquemos o amor e, por misericórdia divina, certamente seremos beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário