Fatalidade é quando um pastor prega como líder espiritual,troca de nome e incentiva castramentos masculino com a promessa de que "isso tornaria uma pessoa mais próxima de Deus"
Guiísmo é você se deixar levar pela fé cega ao extremo em nome de uma crença ou daquilo que você julga em ser seguido plenamente à guisa de atos elevados que alimentam fantasias.
Destino é: "A força determinante e irrevogável dos acontecimentos da vida"
Isto não é razão é platonicidade!
Você como fiel,se castraria par ficar mais próximo de Deus? Sua fé chegaria a esse ponto? Será que,pra ficar "mais próximos de Deus" devemos ter fé cega e chegar a um extremos?
O dogmatismo está presente em muitos atos de nossa vida. Nosso propósito é refletir sobre o significado e a ocorrência do comportamento dogmático. Dogmatismo - atitude do espírito que consiste em pensar e em se exprimir em função de dogmas, ou seja, verdades consideradas definitivas. Dogma significa opinião certa, decreto, axioma. Dogma, por definição é o fundamento de uma doutrina, que não precisa ser provado, mas é incontestavelmente aceito pelos seus adeptos. O dogma do espiritismo está justamente na crença inabalável na existência de um suposto plano espiritual, na existência de espíritos, na reencarnação, na herança reencarnatória de expiações, na evolução do espírito e na vida após a morte em si. Afirmações estas que não possuem provas reconhecidas pela ciência moderna, se não "fundamentadas" somente pela convicção dos adeptos. A confirmação de que a doutrina espírita possui dogmas, está na ausência total de passagens nas próprias codificações que questionam a possibilidade por mais remota de que o contexto espiritual "revelado" seja inverídico, e também dos próprios adeptos que de forma alguma questionam tal suposta verdade."
O Espiritismo não é uma doutrina dogmática, no sentido de possuir pontos fundamentais e indiscutíveis, impostos aos seus seguidores, de cima para baixo; nem tampouco adota, por mero caráter de obediência cega, decisões de autoridades hierárquicas do próprio movimento espírita. O Espiritismo é uma doutrina racional, que ensina que tudo se deve passar pelo crivo da razão; daí, todo estudo, reflexão ou troca de idéias, sobre qualquer ponto da doutrina, é saudável e desejável, até porque a fé espírita é uma fé racional, e não fé cega, como se encontra nas doutrinas dogmáticas em geral.
O abuso da prática religiosa "dogmática" pode terminar por conduzir ao perigo dos extremos e o indivíduo perder a sua identidade,não assumir a culpa e o pior,culpar os outros pelos seu insucessos.
Somos ainda inocentes e primitivo prisioneiros das nossas cupas religiosas.
Jesus já dizia: "a árvore má não pode dar bons frutos",então, a escolha é nossa e de ninguém mais.
Quando nossa mente reconhece o certo e o errado, ela demonstra sabedoria e quando a sabedoria escolhe entre a verdade e o falso, ela evidencia haver sido conduzida pelo Espírito. Assim são as funções da mente reflexiva, da Alma e do Espírito, sempre unidas intimamente e inter associadas funcionalmente.
A verdadeira religiosidade é uma experiência de crer e conhecer, tanto quanto uma satisfação de sentimento. Há uma realidade na nossa experiência espiritual que é proporcional ao seu conteúdo vivencial e transcende ao mental, à ciência, à filosofia, e a todas as outras realizações humanas. As convicções de tais experiências são incontestáveis; a coerência das ideias da vivência espiritual é irrecusável; a certeza desse conhecimento é supra-humana; as satisfações que advêm são magnificamente Divinas; a coragem, indomável; as devoções, inquestionáveis; as lealdades, supremas; e os destinos, finais — eternos e universais.
Assim,o Espiritismo não possui dogmas de fé e sim princípios de razão. O Espiritismo também não se afeiçoa ao sincretismo religioso, como se poderia pensar, já que esse foi um fenômeno comum na formação das grandes religiões. O Espiritismo, no seu processo de surgimento e codificação, não se utilizou do método de fusão de elementos culturais ou religiosos, de símbolos ou práticas humanas tradicionais para formar o seu corpo de doutrina. Ele traz idéias que já se faziam presentes em antigas filosofias ou culturas do mundo, como a reencarnação, o corpo espiritual, o espírito ou alma, o mundo dos espíritos, a manifestação dos espíritos, a prática mediúnica e a idéia de Deus, mas agora explicados à luz da razão, com uma lógica irrefutável, como nunca antes houvera sido.
Devemos questionar sim,devemos ter coragem de conhecer a verdade que liberta para penetrar no âmago de suas questões. Somente assim conseguiremos aprender os fundamentos da doutrina e evitar qualquer "líder espiritual" com suas pregações infundadas,insensatas e grotescas com intuito somente de fanatizar e ganhar dinheiro fácil e enriquecer as custas da religião.
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