segunda-feira, 4 de março de 2013

" A Pomada do Dr.Franz Anton Mesmer"



O magnetismo animal foi utilizado por Mesmer em uma terapêutica de cura em 1773 pela primeira vez.
A enferma, Franziska Esterlina pertencia à família da consorte do médico, e era igualmente amiga de Mozart e de seus familiares.
Ela tinha apenas 29 anos e estava muito fraca.
Suas conclusões não foram bem recepcionadas no meio científico e, em 1775, o estudioso decide prosseguir em suas experiências de forma mais reservada na cidade de Viena.
A Pomada do Dr.Franz Anton Mesmer é uma pomada de uso tópico originalmente distribuída por entidades espíritas  a título de assistência espiritual.
A sua fórmula foi recebida por meio da psicografia do médium João Nunes Maia em 1972, por uma entidade espiritual que, na ocasião, se identificou apenas como "Vovô Pedro".
De acordo com a história, a entidade espiritual deixou uma importante observação:
 "O preço desse medicamento deverá ser um, apenas um: DEUS LHE PAGUE".
Quinze anos mais tarde, durante uma visita ocasional à Biblioteca Pública de São Paulo, ao folhear uma enciclopédia, o médium identificou na figura de Franz Anton Mesmer, cientista que viveu no século XVIII e que estudou o magnetismo animal, o espírito que lhe transmitira a fórmula.
A fórmula é baseada em extratos de erva-de-bicho ("Polygonum punctatum"), ipê-roxo ("Tecoma araliacea"), calêndula ("Calendula officinalis"), tuia ("Thuya occidentalis"), própolis, tintura de condurango ("Gonobulus condurango"), empregando vaselina e lanolina como veículo.
Chico Xavier, a partir da década de 1980, foi um dos divulgadores da pomada, que a população emprega genéricamente em casos de dermatites, úlceras, dores musculares, contusões, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário